domingo, 27 de novembro de 2016

Os multimilionários das tecnologias estão cada dia mais ricos

A fortuna dos 100 multimilionários das tecnologias aumentou 6%, somando já 799,6 mil milhões de euros.
De uma startup na garagem da casa dos pais até uma luxuosa mansão em Silicon Valley - o caminho dos criadores das maiores empresas tecnológicas do mundo valeu a pena: estão cada dia mais ricos. De acordo com a revista Forbes, a fortuna dos cem multimilionários da indústria das tecnologias aumentou 6% este ano, somando já 892 mil milhões de dólares, qualquer coisa como 799,6 mil milhões de euros. São mais de 4 vezes o PIB de Portugal.
Jeff Bezos foi o milionário que viu a sua fortuna crescer mais. O CEO da Amazon engrossou a conta corrente para 16,4 mil milhões de euros, permitindo-lhe destronar Warren Buffett, o famoso investidor e filantropo conhecido como o Oráculo de Omaha, do terceiro lugar da lista dos homens mais ricos do mundo.
A fortuna de Bezos foi empolada pelos bons resultados da Amazon. A maior empresa de vendas pela internet multiplicou por dez os lucros do primeiro trimestre deste ano, enquanto as vendas conheceram um boom de 31,1%. Resultado: as ações da companhia de Seattle valorizaram 45,36% na Bolsa de Nova Iorque, valendo agora 327 mil milhões de euros.
Mas o empresário da indústria tecnológica com a conta mais avultada continua a ser Bill Gates. O fundador da Microsoft tem uma fortuna calculada pela Forbes em 70,179 mil milhões de euros. É o homem mais rico do mundo. Por comparação, o homem mais rico de Portugal, Américo Amorim, o "rei" da cortiça, tem uma fortuna avaliada em 2,484 mil milhões.
E isto apesar de as contas da empresa de Redmond não terem sido tão espetaculares como as das suas concorrentes - a Microsoft, que no ano passado tinha registado prejuízos, fechou os primeiros três meses do ano com lucros de "apenas" 2,8 mil milhões de euros.
O suficiente para que Steve Ballmer, o sucessor de Gates, agora dedicado a filantropia, visse o seu património crescer 4500 milhões de euros, atingindo já 24,8 mil milhões, a sétima maior fortuna no ranking da Forbes.
Em segundo lugar na lista dos mais ricos da indústria tecnológica aparece Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook. O jovem de apenas 32 anos, que criou a sua rede social a partir de um quarto na Universidade de Harvard, contabiliza uma fortuna de 48,353 mil milhões de euros. São mais 11,469 mil milhões na conta corrente do que no ano passado. Explicação: a companhia de Palo Alto (Califórnia) triplicou os lucros nos primeiros seis meses deste ano, tendo ganho 3,195 mil milhões de euros.
E a história repete-se com a Google. A Alphabet, a holding do grupo, obteve lucros de 4,88 mil milhões de euros na primeira metade deste ano. Uma subida de 24% que fez engordar o património dos seus fundadores. Larry Page acumula agora uma fortuna de 35 mil milhões de euros -mais cinco mil milhões do que em 2015 -, enquanto o sócio Sergey Brin ganhou 4,8 milhões, apresentando uma conta corrente de 31,8 mil milhões de euros. São o quinto e o sexto empresários mais ricos da indústria das tecnologias.www.dn.pt/

About the Author

Y-Inovation

Author & Editor

Has laoreet percipitur ad. Vide interesset in mei, no his legimus verterem. Et nostrum imperdiet appellantur usu, mnesarchum referrentur id vim.

Enviar um comentário

Sistema de comentários

 
Y-Inovation © 2015 - Blogger Templates Designed by Templateism.com